Liturgia e Homilética

Aqui você pode ler algumas notícias acerca da minha vida:


* Novo Livro saindo fresquinho do Forno

Agora em junho a editora Kelps vai publicar um livro meu. Ele se chama Oi Pai. Diálogos imaginários de um filho com o Pai que já se foi. Imaginário de um pai encantado. Logo logo eu dou mais notícias.


* Prêmio Daniel Day Williams Fellow 2006-2007


Recebi um prêmio de prestígio do Union Theological Seminary de Nova York, onde estudo. Abaixo vcs podem ler o que a carta fala; 2) O anúncio do meu novo emprego: “Professor de Liturgia” do Seminário Teológico Presbiteriano de Louisville. Visitem a página na internet. O lugar é muito bonito. Veja a carta do deão da escola abaixo:

“É com grande prazer que informo que o colegiado do Seminário Teológico União de Nova York em Nova York designou o prêmio Daniel Day Williams de 2006-2007 a você. Ele honra a memória do Dr. Williams que foi professor de teologia filosófica e muito querido nessa escola. Esse prêmio é dado ao estudante que está desenvolvendo trabalho de excelência em teologia e está interessado na relação entre teologia, filosofia, ética e cultura nos moldes exemplificados pelo professor Williams. Nossos parabéns e desejamos a você sucesso contínuo.

Euan K. Cameron,
Deão do Seminário Teológico União de Nova York


* Estou de Emprego Novo

Fui escolhido professor de Liturgia e Homilética no seminário Teológico Presbiteriano de Louisville. Eu começo em Junho de 2007. Leia a notícia que saiu no sítio da escola.
Seminário Teológico Presbiteriano de Louisville, Kentucky, USA
05/05/2006
O Brasileiro Cláudio Carvalhaes assume a posição de Professor Assistente de Liturgia e Homilética
No dia 22 de abril de 2006, o Conselho de Diretores do Seminário Teológico Presbiteriano de Louisville se reuniu e elegeu de forma unânime o Rev. Cláudio Carvalhaes para fazer parte do colegiado dessa escola e servir como Professor Assistente de Liturgia e Homilética. Carvalhaes está completando seu doutorado no Seminário Teológico União em Nova York. Ele começará seu trabalho no Seminário de Louisville em junho de 2007.
“Claudio Carvalhaes é um líder extremamente envolvente e afetivo, pastor, liturgista e teológo acadêmico”, disse o presidente do Seminário Dean K. Thompson. “Sua paixão por fortalecer a igreja de Jesus Cristo através do ministério da liturgia é maravilhoso. Cláudio tem sólida formação nos ensinamentos históricos da fé Reformada, e sua visão por uma liturgia ecumênica e global será uma benção e um renovo para nossas congregações no século 21, com dinamismo e integridade.”
Carvalhaes, teólogo e artista, nasceu e cresceu em São Paulo, Brasil, onde ele conseguiu seus estudos de teologia no Seminário Teológico Presbiteriano Independente de São Paulo. Ele foi ordenado na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e serviu duas congregações Presbiterianas em São Paulo.
Ele estudou ecumenismo na Suiça, no Conselho Mundial de Igrejas e recebeu seu mestrado em teologia e literatura no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação na Universidade Metodista em São Paulo.

Em parceria entre o Presbitério de São Paulo e o Presbitério do Sul da Nova Inglaterra, e apoiado pela Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana (USA) e pelo Sínodo do Nordeste, Carvalhaes fundou e pastoreou a Igreja Presbiteriana Cristo é Vida, uma congregação de fala portuguesa em Fall River, Massachusetts. Um artigo no The Presbyterian Outlook de 04.06.2001, fala que o novo pastor trouxe entusiasmo e uma nova visão para o ministério multicultural ao Presbitério do Sul da Nova Inglaterra. Através do seu ministério, Carvalhaes ajudou a dar as boas vindas para os imigrantes de fala Portuguesa naquela comunidade e criou um centro cultural para aqueles que ali congregavam.
Depois de servir a igreja por 4 anos, Carvalhaes mudou-se para Nova York onde ele começou seus estudos no Seminário Teológico União nas áreas de teologia, liturgia e arte. Através dos seus estudos, ele foi assistente de professores notáveis como James Cone (Fundamentos da Teologia Cristã no 2o semester de 2003) e Janet Walton (Liturgia e Arte, no 2o semester de 2004). Carvalhaes liderou várias liturgias, tradicionais e contemporâneas, na capela São Tiago do seminário União e serviu como assistente aos cursos “Como Criar Rituais” em 2004. Ele ganhou valiosa experiência como professor em vários cursos nesse seminário, no desenvolvimento do programa de Liderança da Comunidade de fala Espanhola do Seminário de Teológico Princeton e serviu como professor de estudantes de fala Portuguesa na Escola de Teologia de Marlborough. Ele ajudou a coordenar o programa de consciêntização de assuntos internacionais no seminário União, providenciando um ambiente de hospitalidade aos alunos internacionais.

“Nós estamos muito entusiasmados com o fato de que o Cláudio fará parte de nossa escola e trará não somente o conhecimento de liturgia ecumênica –tradicional e contemporânea- mas também de teologia, sua outra área de estudos. Seu interesse e abilidade em arte e estética trará uma nova e rica dimensão ao seu ensino e providenciará novas oportunidades para o estudo e pesquisa entre nossos estudantes”, disse o deão do seminário, David Hester.
Carvalhaes tem recebido uma série de pedidos para dar conferências, palestras e também para escrever artigos. Mais recentemente ele serviu aos ministérios de Paz no Mundo e Grupos de Imigração da Igreja Presbiteriana (USA). Publicou numerosos artigos acadêmicos tanto em Português como em Inglês sobre a teologia de Paul Tillich, estudos pós-modernos e teológicos no Brasil, arte e fé reformada e acerca da relação entre liturgia e teologia. Seu livro Transgressões: Religião, Performance e Arte foi publicado em 2005 pela editora Emblema Idéias, São Paulo e em novembro de 2005 ele apresentou na Academia Americana de Religião um ensaio entitulado “O pobre não tem sexo: A ausência dos discursos de sexualidades na construção da noção de subjetividade na Teologia da Libertação.”

Recentemente Carvalhaes foi um dos palestrantes da conferência “Encontrando o Sagrado em Nossa Casa”, um evento patrocinado pelo seminário de Louisville em fevereiro. “Cláudio é um dos pensadores mais criativos e um dos palestrante mais envolventes que nós já tivemos a chance de ter em nossas conferências. Nós nos sentimos privilegiados por poder agora chama-lo de nosso colega”, Disse Dr. J. Bradley Wigger, professor de Educação Cristã no Seminário de Louisville, que coordena as conferências com a Igreja Presbiteriana (USA).
Para ver a versão dessa notícia em Inglês e visitar a página do seminário de Louisville, acesse:
http://www.lpts.edu/News-Events/article.asp?intID=158